A Origem do Sobrenome Azevedo

O sobrenome Azevedo vem de uma palavra latina usada para denominar arbustos espinhosos, que foi de onde surgiu a inspiração para denominar uma região em Portugal, criando um sobrenome toponímico usado para indicar a origem das pessoas que vinham da região de Azevedo.

A família Azevedo descende de D. Pedro Mendes de Azevedo, também chamado de Pero Mendes Azevedo, que foi o oitavo senhor do Couto de Azevedo, do qual tomou o nome por sobrenome, e cavaleiro do rei D. Sancho I de Portugal.

Não obstante em documento do ano de 1124, aparece um antecessor: DOM EGAS GOSENDES, que serviu ao rei Afonso V de Castela; o avô deste, DOM GOSENDES DE BAIÃO, foi nomeado Cavaleiro, estando ao serviço de Dom Fernando de Castela, casado com a Rainha Dona Izabel de Castela.



H. IACET ADEFONSUS QUI POPVLATIT LEGIONEM...ET DEDIT BONOS FOROS ET FECIT/ECCLESIAM HANC LVTO ET LATERE. HABVIT PRAELIA CUM/SARRACENIS, ET INTERFECTUS,EST SAGITTA APUD VISEUM/PORTUGAL FUIT FILIUS VEREMUNDI ORDONII/OBIIT ERA M SEXAGESIMA QUINTA III NAS M.



O brasão da família Azevedo é em ouro, com uma águia estendida em negro. Sabe-se que os Azevedos também eram cavaleiros templários franceses, que posteriormente se estabeleceram em Portugal.



 Fontes: http://www.origemdosobrenome.com/familia-azevedo/
 http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2010/01/brasao-da-familia-azevedo.html


Célio Azevedo - Jornalista e escritor.