Definição: O que é ser lúmpen?!


Lumpemproletáriado, (não confunfir com Lumpen), é uma palavra alemã "lumpenproletariat" "lumpen" + "proletariat"), foi aportuguesado pelo dicionário brasileiro Aurélio (2.ª edição) para lumpesinato ou lumpemproletariado (com m antes de cada p, como se estipula na Base XIII do Acordo Ortográfico de 1945). Significa, ao pé da letra "trapo ou homem trapo", segundo Karl Marx e Friedrich Engels em A Ideologia Alemã. Na sociologia marxista, esta palavra designa a camada social carente de consciência política, constituída pelos operários que vivem na miséria extrema e por indivíduos que vivem direta ou indiretamente desvinculados da produção social e que se dedicam a atividades marginais, como, por exemplo, o roubo e a prostituição.

Já Lumpen, é relativo ao "Ser lúmpen" (pessoa desprovida de qualquer tipo de princípio ético) é um estado de espírito que NÃO se restringe a classes ou categorias sociais; por vezes um oportunista. Karl Marx classificaria a palavra de pernicioso, já que a absoluta ausência de valores e o cinismo de seu comportamento poderiam contaminar a consciência revolucionária do proletariado.

Ettore Scola, cineasta italiano, mostra em Feios, Sujos e Malvados, uma radiografia minuciosa e completa de uma numerosa e miserável família lúmpen, tal filme é um tratado sobre o ser, o sentir e o agir do lumpionato. Existe ainda uma classificação de Lúmpens: Realistas, ingênuos (naifs).

Célio Azevedo é cientista político.