Boa tarde Londres!


Venho por meio deste demonstrar o meu querido relato sobre a minha estadia na capital desse maravilhoso país europeu, a Inglaterra. Em Londres tudo funciona perfeito e no horário certo. Todos os ônibus param em todos os pontos, chegam no horário certo. Há um painel eletrônico em todos os pontos indicando em quantos minutos o próximo ônibus para tal lugar chega. 

Há um mapa informando tudo em cada ponto. O ônibus de dois andares, porque decidiram por ser um país com muita gente (na visão deles), tem um motorista que recebe o dinheiro numa cabine e também dirige o ônibus e te agradece. A cidade não tem engarrafamento. 

Quase ninguém anda de carro, e se anda é só carro de luxo, estilo BMW, Ferrari, Lamborghini. No metrô, a mesma coisa. Tem para todo lugar. Tem mapas que para você pega num lugarzinho reservado, e também impressos na parede, tem fila para descer e para subir. Nos trens acentos acolchoados, tapetes no chão, papel de parede em volta, Wi-fi, pessoas lendo. 


 Há também um painel eletrônico em todas as estações indicando em quantos minutos o próximo trem pra tal lugar chega. Enfim, tudo funciona. É país onde as pessoas são na delas, não existe piadinhas, falam baixo, falam pouco, são frias, algumas legais, mas todos são educados. E sem exceção. A educação é praticamente lei e tem Polícia em tudo quanto lugar. Todo mundo trabalha e tem as coisas, um Ipod, Ipad, etc. Tanto o rico quanto o pobre vivem bem. Não existem favelas ou miséria. Para quem trabalha, é ótimo.

 A gente sabe quando está de volta ao Brasil quando você sente o cheiro de esgoto do mar poluído do lado de dentro do avião pousando no Galeão, vendo as favelas abaixo, se deparando com os cracudos na Avenida Brasil, e morrendo de calor exagerado do clima tropical . 

Com certeza um dia estarei partindo de vez para a Europa, pra viver e trabalhar lá, de preferência com a dupla cidadania europeia. De preferência em London.



Amo o Brasil, sou bem tratado aqui. Apenas não tolero a falta de normas de conduta para com o próximo, de Ética, de educação, de disciplina, de respeito. A falta de cuidado é notável até nas casas das pessoas, o relaxamento, a sujeira, etc, independente de classe social. Isso sem falar na fofoca. Em Londres tinham casas simples mas muito bem cuidadas, limpinhas. Francamente. É da cultura brasileira mesmo. Não tem governo que dê jeito.




Célio Azevedo.